A Revisão da Vida toda é a possibilidade que alguns aposentados, que tiveram o benefício concedido após 29/11/1999 e antes de 13/11/2019, têm para rever o cálculo da aposentadoria e, em alguns casos, aumentar significativamente o seu valor.
O direito foi garantido recentemente pelo Supremo Tribunal Federal e, basicamente, permite uma mudança na forma de cálculo utilizada pelo INSS até então.
O INSS levava em consideração no cálculo somente as contribuições feitas após julho de 1994 para apurar o valor do benefício. Já a revisão permite que sejam incluídas todas as contribuições realizadas pelo segurado, desde o início de sua vida profissional. Por isso o nome “vida toda”.
Vale lembrar que não são todos os casos em que a revisão é vantajosa. Somente os aposentados que tiveram contribuições em valores mais altos anteriormente a julho de 1994 é que poderão se beneficiar desta revisão. Isto porque, como o cálculo tem como base a média das contribuições, se anteriormente elas forem baixas, poderá resultar até mesmo na diminuição do valor da aposentadoria, causando prejuízos em vez de ganhos.
Daí a importância de uma análise prévia por um advogado especialista para verificar se o aposentado preenche os requisitos da revisão e realizar os cálculos para saber se realmente haverá um aumento no valor do seu benefício. Em alguns casos, o benefício pode até mesmo dobrar, gerando ainda o direito de receber até 5 anos de diferenças atrasadas. Os valores podem ultrapassar R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Caso você tenha alguma dúvida sobre este ou outros assuntos relacionados a seus benefícios previdenciários, fique à vontade para entrar em contato conosco. Nosso escritório conta com especialistas prontos para atendê-lo.